E nunca deixe a hidratação de lado.

 Sem água não há vida. Simples assim. Nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água e, se não mantivermos a hidratação por fora e por dentro, a saúde e a aparência pagam o preço dessa falta de autocuidado. O recomendado para uma mulher adulta é que sejam ingeridos dois litros de água por dia.

Beber água previne problemas renais

O risco de formar pedras nos rins é diretamente ligado à falta de ingestão de água. Quem bebe a quantidade recomendada de água por dia garante o bom funcionamento dos rins e reduz em até 60% a probabilidade de ter doenças ou insuficiência renal.

Ingerir dois litros de água por dia evita inchaços no corpo e no rosto

Quando é ingerida e circula no organismo, a água evita a retenção de sódio, o mineral responsável pelo inchaço do corpo e do rosto. Sua aparência fica mais suave e muito mais saudável.

A hidratação do organismo inibe dores de cabeça

Sabe quando você está com uma dor de cabeça que parece não ter explicação? São grandes as chances de ela ter a ver com a falta de ingestão de água: o principal sintoma da desidratação é a dor de cabeça – e depois vê vômitos, náuseas, diarreias e febre. Faça o teste e beba água na próxima vez em que isso acontecer.

Água no organismo resulta em pele hidratada naturalmente

Usar cremes e géis hidratantes é essencial para a rotina de cuidados com a pele, já que ela sofre agressões externas (sol, poluição etc.) que lhe tiram o viço. Mas em primeiro lugar é indispensável que a pele esteja hidratada por dentro, ou seja, com a água que circula no organismo e tem impacto positivo também sobre ela. Desta forma, as células cutâneas conseguem expulsar as toxinas com mais facilidade e se manter saudáveis.

A água mantém as unhas e os cabelos saudáveis

Embora a concentração de água seja menor nas unhas e nos cabelos do que na pele, eles também se beneficiam com a hidratação do organismo. As unhas são mais fortes e os cabelos mais viçosos em quem bebe a quantidade diária recomendada de água.

Os produtos de beleza agem melhor em peles hidratadas

Assim como uma tela em branco é o melhor lugar para receber as pinceladas de tinta que vão compor um quadro, a pele hidratada é o ambiente perfeito para a ação de produtos de beleza. Sem a interferência do ressecamento e de toxinas – características típicas de peles que não têm a hidratação necessária -, os cremes, géis, pomadas, espumas e tudo mais que você precisar usar conseguem atingir seus potenciais máximos.

O consumo de água ajuda a regular o funcionamento do intestino

Muitas vezes, a dificuldade e mesmo a dor para evacuar são totalmente relacionadas à falta de água no organismo. O baixo consumo de água aumenta o risco de constipação, ou seja, de intestino preso. Beber os dois litros de água diários contorna este problema e o evita no futuro.

Beber água evita que você coma besteiras durante o dia

Aquela vontadezinha de comer bobagem no meio da manhã e no meio da tarde some aos poucos quando você adota o hábito de beber água regularmente. Mantenha seu copo sempre cheio d’água e, quando a fome do lanche entre refeições bater, coma frutas.

A água ajuda a evitar a ressaca

Uma das principais causas da ressaca é a desidratação que o álcool causa no organismo (já que as bebidas alcoólicas são diuréticas). Os sintomas que o corpo sente, principalmente no dia seguinte, são boca seca, dor de cabeça, mal-estar e dores pelo corpo, entre outros. Pois a água sozinha pode evitar isso: bebendo um copo d’água a cada copo de bebida alcoólica que você consumir, não haverá ressaca no dia seguinte. Experimente e não se arrependerá!

A hidratação ajuda na concentração e na memória

Estudos feitos por pesquisadores da Universidade de Connecticut e da Universidade da Virgínia, nos EUA, concluíram que a desidratação prejudica a concentração e a memória. Os resultados foram idênticos em grupos de mulheres e de homens, tanto jovens quanto idosos: quando a perda de líquidos sem reposição chega a 97%, começam os problemas. Não espere isso acontecer e beba água constantemente.

 

Por Raquel Drehmer

Fotógrafo: