Orgulho maranhense a bebida rosa representa a cultura e também pode ser ingrediente principal de receitas criativas e simples.

Para quem não conhece — provavelmente não é maranhense — ver um refrigerante rosa a primeira vez é uma surpresa. O sabor automaticamente pode lembrar vagamente um xarope para uns e para outros ser algo incrivelmente gostoso. Docinho, com um toque de cravo e canela, e uma cor rosa que dá toda a magia ao produto, ideal para acompanhar uma fatia de bolo e salgados. Conhecido pelo slogan “o sabor de viver o Maranhão”, o guaraná é um símbolo da cultura maranhense, um ícone enraizado na gastronomia do estado e que é um orgulho para os maranhenses.

Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante pertencente à The Coca-Cola Company, sendo fabricado e distribuído principalmente no estado do Maranhão, onde suas vendas ultrapassam as das demais marcas de refrigerantes. Apesar de ter sido um produto exclusivo do Maranhão por anos, em 2016 a marca passou a ser distribuída em outros estados do país: Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Tocantins. A companhia decidiu levar o refrigerante a outros estados em decorrência dos muitos pedidos nas redes sociais.

História do Guaraná Jesus

A fórmula do guaraná Jesus foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, em São Luís. Surgiu de uma tentativa frustrada de fabricar um remédio. Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico. Daí vem o nome que ficou tão famoso! A delícia gasosa foi criada em 1927, num pequeno laboratório. A primeira versão do produto não agradou tanto, mas, Gomes continuou as experiências e logo chegou à fórmula atual do Guaraná Jesus.

Em 1980, a família de Gomes vendeu a marca à antiga Companhia Maranhense de Refrigerantes, na época franqueada da Coca-Cola Brasil no estado. Em 2001, o guaraná foi adquirido pela Coca-Cola Brasil e passou a fazer parte do portfólio de produtos — mantendo sempre o sabor característico e a identificação com a cultura maranhense. Uma das preocupações é justamente preservar a história da marca. Por isso, os elementos gráficos do rótulo representam a própria cor do produto e o logotipo “Jesus” remete à assinatura do seu criador.

Manter os aspectos tradicionais da bebida foi um compromisso assumido pela Coca-Cola Brasil diante da família do criador da marca, Jesus Norberto Gomes, ao adquirir a marca em 2001. Todas suas características originais foram mantidas, e o produto que é consumido hoje é o mesmo que era bebido em 1927.

Identidade maranhense

Em 2008 a Coca-Cola lançou uma campanha para que os maranhenses escolhessem a nova identidade visual das embalagens do Guaraná Jesus. Foram apresentadas três sugestões, e os consumidores escolheram a nova identidade visual através de voto popular. O modelo vencedor foi inspirado nos azulejos coloniais portugueses de São Luís e ganhou medalha de ouro de Melhor Estratégia de Marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design (IDEA).

 

Por/ Lisiane Martins