A alegria e a diversidade do São João do Maranhão terá forte presença nos arraiais de bairros, nas festas tradicionais e nas atrações de várias cidades maranhenses. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), garantiu apoio a esses eventos que fazem do São João a maior festa popular do estado.

Em São Luís, além dos arraiais oficiais no Ipem, Praça Maria Aragão e Praça Nauro Machado (19 a 30 de junho), o São João acontece, também, nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio (22 a 29 de junho) e Cohajap (1 a 13 de junho).

Os espaços vão oferecer ao público vasta programação com shows e apresentações de brincadeiras da cultura popular maranhense. Os arraiais dos bairros recebem apoio para instalação da estrutura de palcos, som, iluminação, equipamentos elétricos e contratação de grupos para apresentações culturais.

Outra atração que faz parte do calendário junino são as festas Encontro de Gigantes, Arraiá do Povo, Arena Pátio Norte, Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais, São Pedro, São Marçal, Encontro de Miolos de Boi e Festival de Zabumbas. Estes eventos também receberam apoio do Governo do Estado.

Para a coordenadora da Festa de São Pedro, Regina Soeiro, o apoio recebido é fundamental para manter a tradição. “É uma grande festa religiosa, tradicionalmente celebrada no dia 29 de junho, milhares de pessoas participam tanto da procissão terrestre como marítima, sem falar no encontro de grupos de Bumba-meu-boi, que culmina o festejo”.

Este ano, será a 25ª edição do Festival de Zabumba. “É um dos eventos mais importantes do folclore maranhense, e desde a sua terceira edição sempre contou com o apoio do Governo do Estado”, ressaltou Basílio Durans, organizador do evento.

O coordenador do Encontro de Miolos de Boi, Zé Reis, convidou todos a participarem dessa festa que acontece já no mês de julho. “São 200 miolos de boi e diversas atrações, já é a 14ª edição reunindo milhares de pessoas todos os anos”, afirmou Reis.

Interior do estado

Os festejos juninos, em dezenas de cidades maranhenses, receberão atrações de grupos locais que participam do credenciamento cultural, processo que habilita e seleciona propostas de atividades artísticas e culturais em todo o estado. O credenciamento tem por objetivo promover apresentações de shows, bumba meu boi, danças regionais, forró, tambor de crioula, artes cênicas, cordel e grupos alternativos.

Em Imperatriz, o São João do Maranhão está previsto para o período de 12 a 15 de junho, tendo como palco a Avenida Beira Rio, um dos cartões-postais e principal ponto de lazer da cidade.

Serviço

Prévias Juninas
14 e 15 de junho
Praça Nauro Machado

Arraiais Oficiais
19 a 30 de junho
Ipem e Praça Maria Aragão
21, 22, 28 e 29 de junho
Praça Nauro Machado

Arraiais de bairro
01 a 13 de junho

Cohajap
22 a 29 de junho
Cidade Operária,João de Deus, Anil, João Paulo,Liberdade, Anjo da Guarda,Largo de Santo Antônio

Festa
Encontro de Gigantes – 07 de junho
Ceprama

Arraiá do Povo – 13 a 16 de junho
Estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão

Arena Pátio Norte – 14 a 30 de  junho
Estacionamento do Pátio Norte Shopping

Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais – 28 de junho
Praça de São Roque, Lira

São Pedro – 29 de junho
Capela de São Pedro

São Marçal – 30 de junho
Av. São Marçal, João Paulo

Encontro de Miolos de Boi – 12 de julho
Praia GrandeFestival de Zabumba – 13 de julho
Av. Newton Belo, Monte Castelo

 

20/05/2019

Por/Redação Ma