Para ampliar o acesso de cidadãos a cirurgias urológicas, 15 pacientes farão o procedimento no Hospital Regional Alarico Pacheco, neste sábado (23), no município de Timon. Para a execução das atividades da campanha Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) investe em ações como essas que têm o objetivo de fortalecer a oferta de serviços públicos na área da saúde.

“É para promover maior qualidade de vida aos maranhenses que a gestão estadual tem investido na rede de serviços de saúde, com a oferta de um cuidado especializado para promoção da saúde. No Novembro Azul, reiteramos o alerta de cuidado com a saúde integral dos homens, incentivamos a prática de atividade física e a realização de exames necessários para uma vida saudável. Menos preconceito equivale a mais saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O diretor clínico do Hospital Regional Alarico Pacheco, Candilberto Filho, explica que o principal objetivo da campanha Novembro Azul é cultivar o hábito da prevenção entre os homens e estimular, pelo menos, a avaliação médica anual. “Infelizmente, a população masculina ainda adoece em maior número devido à falta de hábito de ir ao consultório médico de forma periódica. Assim, esperamos promover qualidade de vida, mudança de mentalidade e divulgar os serviços do hospital para público masculino”, orientou.

Cirurgias

Os procedimentos cirúrgicos a serem realizados neste sábado serão postectomia, vasectomia, hidroceles e prostatectomia. A equipe de enfermagem do hospital recebeu treinamento para fazer a triagem dos casos sintomáticos.

Os homens que buscam atendimento urológico no Hospital Regional de Timon, que estejam dentro da faixa etária de 40 a 75 anos, serão encaminhados ao exame de PSA, procedimento realizado para rastreio do câncer de próstata. Tanto as consultas como as cirurgias seguem os critérios recomendados pela Sociedade Brasileira de Urologia, garantindo o cumprimento de exigências médicas. Por semana, cerca de 20 homens recebem atendimento ambulatorial na unidade, seguido de exame físico. Além destes, semanalmente a unidade realiza cerca de quatro cirurgias urológicas eletivas.

Durante o mês de novembro, a unidade intensificou ações educativas voltadas para o público masculino. A cada atividade, orientações sobre a saúde do homem, sinais e sintomas do câncer de próstata e também recomendações sobre o cuidado com o diabetes e a hipertensão.

Câncer 

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
Por/MA.GOV
21/11/2019