“Aqui recebo toda atenção que preciso”, diz estudante Suelem Marques, do bairro São Francisco, assistida na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, que completou um ano de funcionamento em fevereiro deste ano. O Sorrir é um equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No primeiro ano de funcionamento, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) registrou 57 mil atendimentos entre consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, para atendimentos mais complexos como prótese, punção para biopsia, cirurgia oral, buco-maxilo-facial, entre outros. Os dados são parciais.

O serviço de endodontia, chamado canal, registrou 4.161 atendimentos na unidade. Com o referenciamento da Unidade Básica de Saúde, a estudante Suelem Marques, realizou o tratamento no Sorrir. “Estou no meu segundo atendimento para o canal. Estou gostando muito. Aqui recebo toda atenção que preciso, sem precisar ir e voltar todo dia. Agora mesmo vou fazer um raio x e voltar para meu atendimento”, comemorou.

O Sorrir oferece à população atendimento de média complexidade, inclusive com serviço de diagnóstico de câncer bucal, ampliando assim o acesso ao tratamento odontológico gratuito aos maranhenses de todas as idades.

A moradora do município de Raposa, Raimunda dos Santos Teixeira, planejava colocar uma prótese dentária. Com o orçamento apertado, adiou o procedimento. Ao tomar conhecimento do serviço gratuito realizado na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, o paciente garantiu mais saúde bucal, além de economizar o recurso.

“Eu queria colocar uma prótese já tem um tempo, mas é muito caro. Fiz um orçamento de uma simples e custava mais de R$ 500. Hoje estou finalizando meu tratamento, após um pouco mais de um mês. Foi o melhor programa que o governo Flávio Dino fez”, comemorou. A próxima etapa do atendimento do paciente será o recebimento da prótese.

Atendimentos

A unidade registrou, ainda, 1.231 exames radiológicos da cabeça e do pescoço; 5.718 atendimentos de urgência; 6.083 atendimentos em dentística; 3.622 periodontia clínica; 3.852 procedimentos de moldagem e manutenção para próteses, além de 2.567 procedimentos de cirurgia oral.

“É um marco para saúde pública esse atendimento. É um número expressivo. Uma demanda que era reprimida por falta de um atendimento mais especializado”, disse o diretor administrativo do Sorrir, Fabrício Saraiva.

O governador Flávio Dino, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, inaugurou a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) em 28 de fevereiro de 2018. O Sorrir oferece atendimento de urgência, referenciado e espontâneo, inclusive com serviço de diagnóstico antecipado de câncer bucal.

A unidade presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado de 8h às 12h, ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.

 

Por/ Redação Ma.Gov

11/03/2019