secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) Márcio Honaiser participou, esta semana, da 17ª edição da Feira de Tecnologia Agrícola e Agronegócios do Maranhão (Agrobalsas). O evento, organizado com o apoio do Governo do Maranhão, destacou a integração das ações entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. O evento segue com programação até sexta-feira (24).

O secretário também aproveitou a passagem pela cidade de Balsas para visitar os locais onde estão sendo construídos um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e um Restaurante Popular. Os equipamentos integram ações do Governo do Estado que visam a redução dos índices de vulnerabilidade social no Maranhão e de insegurança alimentar e nutricional, respectivamente.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, tem investido fortemente na construção de equipamentos socio assistenciais e de alimentação, a fim de ofertar serviços que possam, efetivamente, aumentar a qualidade de vida de milhares de famílias maranhenses. O Cras irá atender famílias em situação grave de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício, entre outros. Já o Restaurante Popular irá ofertar a este mesmo público, uma alimentação adequada, garantindo mais nutrição e saúde a todos”, explicou Honaiser.

Só no primeiro mandato do governador Flávio Dino foram entregues mais de 130 equipamentos de Assistência Social, entre Cras e Creas, e mais de 15 equipamentos públicos de alimentação. Para este ano de 2019, serão entregues mais 30 cozinhas comunitárias, instaladas nos municípios de Menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e mais um restaurante popular em São Luís, que irá contemplar o bairro do João de Deus.

Também será entregue dia 1º de junho o Banco de Alimentos, em São Luís, projeto desenvolvido em parceria com a Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros e com a Central de Abastecimento do Maranhão (Ceasa), a fim de minimizar os efeitos da fome e o desperdício de alimentos ainda em bom estado para consumo, mas que seriam desperdiçados em supermercados, hortas, entre outros.

 

Por/Ma.Gov